quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Eleição do Comitê Gestor do Plano de Carreira e Cargo - Biênio 2015 a 2017

A eleição para o Biênio 2015 a 2017 será do dia 9 a 19 de fevereiro de 2015 somente pela internet.
Para tanto o IBGE, em todo o território nacional e, o DAPIBGE, em sua sede no Rio, colocarão seus computadores à disposição dos interessados.
Nossos candidatos:
- Joemil de Sousa e Cunha (aposentado do Rio de Janeiro)
- Walkiria Fonseca Morando (aposentada de Minas Gerais)

Divulguem aos colegas e não deixem de apoiar os nossos candidatos.

Doação de plaquetas para Arnaldo Moniz Ribeiro da Costa

Caros associados,
Arnaldo Moniz Ribeiro da Costa, Diretor do DAPIBGE, está internado, seu estado de saúde ainda é grave, e a necessidade de receber doação de plaquetas é imperiosa.
Divulgamos a informação para os amigos e conhecidos que puderem ajudar na sua recuperação com a doação de plaquetas. 
Seguem as informações abaixo para a orientação daqueles que com menos de 68 anos possam e queiram fazer a doação:
ARNALDO MONIZ RIBEIRO DA COSTA, internado no Hospital UNIMED da Barra. Estes dados serão solicitados quando do procedimento.
Contactar HEMATOLOGISTAS ASSOCIADOS, rua Conde de Irajá n° 183 Botafogo, tel 25377440 para marcar horário. Este procedimento também pode ser realizado na Santa Casa, Rua Santa Luzia 206 tel 21 2297-6611,também com Hematologistas Associados.

Comitê Gestor do Plano de Carreiras e Cargos - INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO - Biênio 2015-2017

Entre os dias 15 e 22 de janeiro de 2015, estarão abertas as inscrições para o processo de eleição dos representantes dos servidores no Comitê Gestor do Plano de Carreiras e Cargos (CGPCC), conforme estabelecido pela Resolução do Conselho Diretor n° 29, de 18 de dezembro de 2014, e a Resolução do Diretor-Executivo no 01, de 12 de janeiro de 2015. 
O CGPCC tem como competências: (1) subsidiar o Conselho Diretor do IBGE na coordenação e no acompanhamento do Plano de Carreiras e Cargos de que trata o art. 70 da lei n° 11.355, de 19 de outubro de 2006; (2) auxiliar na execução da política de Recursos Humanos no âmbito da Fundação; e (3) avaliar os pedidos de percepção de Adicional de Titulação.
Poderão se inscrever: (1) os servidores aposentados; e (2) os servidores ativos do quadro de pessoal permanente do IBGE, com exceção dos servidores investidos em cargos em comissão DAS ou FG, dos que se encontram licenciados ou afastados, daqueles em estágio probatório, dos integrantes da Comissão Eleitoral Nacional, dos representantes locais da citada Comissão e, ainda, dos que estejam respondendo a alguma Sindicância ou Processo Administrativo Disciplinar. 
Os interessados devem acessar o endereço eletrônico http://www.eleicaocgpcc.ibge.gov.br, utilizando sua matrícula SIAPE, seu CPF e sua DATA DE NASCIMENTO. No site, encontram-se os links de Inscrições; de Notícias, com documentação e informes sobre o processo eleitoral; e de Fale Conosco. 
Durante o período de inscrições, o candidato deverá inserir seu currículo e apresentar as razões que o levaram a se candidatar a uma vaga no Comitê. Serão eleitos 7 (sete) membros titulares para o Comitê, distribuídos da seguinte forma: 3 (três) servidores lotados na Administração Central; 3 (três) servidores lotados nas Unidades Estaduais; e 1 (um) servidor aposentado. 
Serão eleitos, também, 7 (sete) membros suplentes para o Comitê, respeitando-se a mesma distribuição. O Processo Eleitoral será inteiramente informatizado e a votação ocorrerá entre os dias 06 e 13 de fevereiro de 2015.Esclarecimentos adicionais podem ser solicitados por e-mail, emcomissaocgpcc@ibge.gov.br, ou pelos telefones (21) 2142-0123, ramais 3280, 3292 e 6274.

Comissão Eleitoral Nacional 
12 de janeiro de 2015

Incorporação da GDIBGE 2009 fica para 2015

Ainda não foi esse ano, mas foi por pouco!

Quinta feira 11/12, na última sessão de julgamento do TRF2, o desembargador que havia pedido vistas no processo de Ação Rescisória do governo/IBGE contra DAP, não apresentou o seu voto. Com isso continua prevalecendo a decisão parcial de 8X0 a nosso favor, e o resultado final que não deve trazer grandes alterações, ficará para depois do recesso, provavelmente para depois do carnaval. Esse resultado, embora parcial, aumenta em muito a nossa esperança para um desfecho favorável à Incorporação, antes mesmo da decisão final do TRF2.
Nesse finalzinho de ano, causou-nos surpresa a posição da 24ª VJF que, ao nosso pedido de re-intimação ao IBGE para cumprir a Sentença, respondeu em despacho para declarar sua mudança de entendimento – o que antes tinha apenas caráter devolutivo, a partir da publicação em 17/12, passará a ter também caráter suspensivo, até que seja resolvido o agravo no TRF2, concedido por um Juiz Convidado. Menos mal. Esse agravo nada trouxe de novidade, e a sua derrubada, embora prejudicada pelo recesso do judiciário, será apenas uma questão de tempo.
Com os caminhos abertos para a Incorporação, o escritório de advocacia apresentou-nos um relatório dos contratos já em seu poder, o que nos levou a constatar a persistência de algumas falhas em nosso banco de dados dos associados, principalmente no tocante a data de aposentadoria, o que, para essa ação terá grande influência. Solicitamos a todos que entrem em nossa página www.dapibge.org.br, se cadastre e providencie a inclusão, assim como, para todos, que verifiquem os demais dados, especialmente, SIAPE e CPF.
O relatório também identifica que: Na Listagem da ação, dos 2766 nomes, não foram encontrados qualquer contrato de 23 associados; 14 associados possuem apenas o Termo Aditivo de 10%, e o pior, 1 051 associados não enviaram o Termo Aditivo e muito menos a Carta Compromisso solicitada posteriormente. Embora não represente problema junto à Justiça, essa situação intranqüiliza o escritório quanto o recebimento de seus honorários, e precisamos resolver isso o mais rápido possível.
Dos 1 051, obtivemos o email de 360 e estamos reenviando uma cópia do TA para ser preenchida, assinada e devolvida ao DAP, via correios ou e mail, a fim de encaminharmos o mais breve possível aos advogados. Já em relação aos demais ainda não temos uma estratégia definida, assim com os contratos posteriores, a chamada 2ª Listagem, que ainda estão incompletos – compromisso de apenas 20%, sem o Termo Aditivo de 10%.
A hora é de darmos a maior tranqüilidade possível ao escritório Camargo, Moreira & Ouricuri, a fim de que, como até agora tem conseguido, não incorram em nenhum erro, que é o que espera o governo com sua estratégia.

Lançamento do livro: A Geografia do Queijo Minas Artesanal

O Queijo Minas Artesanal é fabricado em Minas Gerais desde o século XVIII, cujo consumo é hábito que ultrapassa as fronteiras do território mineiro. Sua tradição, a partir de seu modo de fazer foi tombada como patrimônio imaterial brasileiro, tamanha é sua importância como valor cultural de um povo.
  
O livro A GEOGRAFIA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL trata das origens geográficas e históricas do Queijo Minas Artesanal, focado na experiência e herança cultural do produtor queijeiro artesanal. A obra salienta as mudanças ocorridas e adquiridas ao longo dos anos, bem como as exigências que a sociedade atual exige, sem que se perca as tradicionais propriedades organolépticas que definem a iguaria. Portanto, o livro contribui para o conhecimento e estudos sobre o queijo, notadamente sobre o Queijo Minas Artesanal.

O autor realiza um profundo levantamento sobre a origem do queijo no mundo, remontando à antiguidade, na busca das raízes desse importante alimento, constatando que a verdadeira origem do Queijo Minas Artesanal encontra-se vinculada ao arquipélago de Açores.

SOBRE O AUTOR:
Marcos Mergarejo Netto é graduado em História (Licenciatura e Bacharelado) pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e também possui graduação em Geografia (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma universidade; concluiu o Mestrado em Ciências Naturais (Geologia Ambiental) pela UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto e o Doutorado em Geografia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Trabalhou na Fundação IBGE durante 23 anos, onde exerceu diversos cargos e funções, tendo se aposentado pela instituição. Tem experiência na área de Geografia e História, com ênfase em Geografia Humana.

CONTATOS:
Marcos Mergarejo Netto
EMAIL: geoqueijo@yahoo.com.br
Telefone: (31) 8827-6126

AÇÃO RESCISÓRIA - Decisão e resultado oficial corrigido 8X0


II - AÇÃO RESCISÓRIA ( AR /4247 ) - AUTUADO EM 10.07.2013

PROC. ORIGINÁRIO Nº 200951010022546 JUSTIÇA FEDERAL RIO DE JANEIRO VARA: 24CI 
PROC. ORIGINÁRIO Nº 201251010008706 JUSTIÇA FEDERAL RIO DE JANEIRO VARA: 24CI 
PROC. ORIGINÁRIO Nº 201251010088910 JUSTIÇA FEDERAL RIO DE JANEIRO VARA: 24CI

AUTOR FUNDACAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTAT
ADV: MARIA LAURA TIMPONI NAHID
REU ASSOCIACAO NACIONAL DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS
ADV: LEONARDO CAMANHO CAMARGO E OUTROS
RELATOR: DES.FED.RICARDO PERLINGEIRO - 3A.SEÇÃO ESPECIALIZADA
LOCALIZAÇÃO: SUBSECRETARIA DO PLENO E DAS SEÇÕES ESPECIALIZADAS - .

Todas as Partes

Em 27/11/2014 - 19:00


Julgamento do Incidente Pedido de Vista EM 27.11.2014
PELO(A) DESEMBARGADOR FEDERAL MARCELO PEREIRA DA SILVA
RELATOR: DESEMBARGADOR FEDERAL RICARDO PERLINGEIRO


VOTANTES:
DES.FED. NIZETE LOBATO CARMO
DES.FED. GUILHERME DIEFENTHAELER
DES.FED. RICARDO PERLINGEIRO
DES.FED. LUIZ PAULO DA SILVA ARAUJO FILHO
DES.FED. REIS FRIEDE
J.F.CONV. CARMEN SILVIA LIMA DE ARRUDA
J.F.CONV. JOSÉ ARTHUR DINIZ BORGES
DES.FED. MARCUS ABRAHAM
(Incidente: 2013084432 - AGRAVO INTERNO)

*** DECISÃO ***

Após o voto do Relator, Desembargador Federal Ricardo Perlingeiro, julgando improcedente a ação rescisória, acompanhado pelos Desembargadores Federais Reis Friede, Nizete Lobato, Luiz Paulo Araújo, Guilherme Diefenthaeler, Marcus Abraham, e pelos Juízes Federais Convocados Carmen Silvia de Arruda e José Arthur Borges, pediu vista o Desembargador Federal Marcelo Pereira. Ausente, justificadamente, o Desembargador Federal Aluisio Mendes. Ausentes, por motivo de férias, os Desembargadores Federais Vera Lúcia Lima e José Antonio Neiva.

PARA AQUELES QUE AINDA NÃO ADERIRAM A AÇÃO LEMBRAMOS QUE O CONTRATO ENCONTRA-SE DISPONÍVEL NA ÁREA RESTRITA A SÓCIOS DO DAPIBGE NESTE SITE. PARA ACESSAR A ÁREA RESTRITA BASTA O ASSOCIADO, CADASTRADO ONLINE, ENTRAR O CPF E SENHA NA CAIXA VERMELHA NA BARRA LATERAL ESQUERDA DO SITE.