terça-feira, 25 de janeiro de 2011




Mas que ‘presente’!

A intenção da diretoria do IBGE, expressa no Ofício CRH nº 316/2010, de 29 de setembro, em “avan­çar” nos contra cheques dos aposentados e pensionistas, infe­lizmente foi confirmada. Ainda as­sim, não se justifica a maneira torpe de como foi realizada em pleno re­cesso de final de ano, sem qual­quer aviso prévio e se aproveitando da dificuldade de se acionar a Jus­tiça e de outros meios de reação.
Após a reunião conjunta AS­SIBGE/CRH e DAP naquele órgão e diante da impossibilidade de to­mar­mos uma posição conjunta, pro­pos­ta por nós ao sindicato, no dia 14 de outubro de 2010, baseados em consulta ao escritório de advo­cacia, protocola­mos oficialmente nossa posição con­tra as preten­sões daquele ofício e, uma vez que até o final do ano não recebemos mais nenhuma docu­men­tação so­bre o assunto, estáva­mos tran­qüi­los sobre essa questão.
Qual não foi nossa surpresa en­tão, quando logo no início do ano, al­guns diretores que se co­m­pro­meteram em ir ao DAP, no recesso para verificação da correspon­dên­cia e pagamento de contas, pas­saram a receber telefonemas de associados indignados com um des­conto ocorrido na folha de dezembro na prévia do contra cheque relativo a janeiro de 2011.
Após breve análise, verificamos tratar-se da GACT, em vigor até setembro de 2006 e recebida após esta data a título de “DECISÃO JUDICIAL N TRAN JUG AP”, que com esta decisão unilateral, além de deixar de ser incluída no contra cheque de dezembro, também fora descontada dos valores relativos ao pagamento do décimo terceiro.
Relembrando, esta é uma ação do tempo que ainda éramos ligados ao sindicato, tramitando em Bra­sília, desde 2000, até o mo­men­to com sentença favorável e espe­ran­do apenas decisão de recurso in­ter­posto pelo governo. Ao seu final, já que o assunto possui súmula do Supremo Tribunal federal, todos, te­re­mos um bom saldo a receber, independentemente da continui­da­de de pagamento após sua extin­ção e, mesmo que a suspensão não tivesse ocorrido agora.
O mal maior ainda não foi feito. Ago­ra a intenção declarada do IBGE, inclusive de forma grosseira por alguns de seus “funcionários”, ao atender telefonemas de apo­sen­tados e pensionistas pedindo es­clarecimento sobre o desconto é: -“E se prepara que agora vamos descontar tudo, pago desde setem­bro de 2006, de uma só vez”. Não é bem assim, conforme explici­ta­mos em nossa resposta, é indis­pen­sável o contraditório e a ampla defesa (Constituição da República, art. 5º, LV, ou seja, cada um dos pre­judicados deverá ser pes­soal­mente convocado a se manifestar sobre a pretensão da Fundação, an­tes que se tome qualquer de­ci­são. E, antes do encerramento des­se procedimento, veja em matéria neste jornal, tomaremos as pro­vi­dências judiciais cabíveis para im­pedir mais essa violência.
Um alerta final. Não deixe de ve­rificar os descontos consigna­dos em seu contra cheque, pois em ca­so de falta de margem con­sig­ná­vel, Você poderá ter problemas mui­to sérios com alguns deles por falta de pagamento. Por exemplo: pe­cúlios, seguros, planos de saúde etc. Será que a direção pensou nisso!

Atividades da Sede do DAP no 1º Temestre de 2011



A Assembléia é um dos momen­tos mais importante do DAP, normal­mente com a presença de toda a Di­retoria e de associados que acom­pa­nham com regularidade os as­sun­tos de interesse geral. Nela, a partir de uma pauta definida pelo jornal e dú­vidas levantadas de última hora, todas as questões são esclarecidas e novas propostas são encami­nha­das.
A Tarde Dançante no DAP é mais uma proposta surgida na Assembléia e vem sendo realizada desde ou­tu­bro de 2010, na última quinta-feira dos meses pares. Essa atividade com lanche e música ao vivo, veio pre­encher uma lacuna de nosso ca­lendário para os meses pares. Assim a cada mês, sempre na última quinta-feira temos uma atividade. Nos meses ímpares: Assembléia e nos meses pares; Confraternização.
A Abertura do Carnaval no Rio de Janeiro já vai para sua terceira edi­ção. A primeira meio que de impro­viso serviu como um grande teste, com os associados e seus familiares trazendo seus próprios lanches para consumo. A partir de então pelo su­cesso dessa iniciativa, resolvemos in­vestir um pouco mais na idéia, for­necendo previamente também, a maior parte do consumo do dia. Com isto, para controle do Condomínio, por se tratar de horário não comercial, para segurança dos foliões e para compra de ingredientes, precisamos da antecipação dos nomes dos interessados com pelo menos 15 dias de antecedência. Venha Par­ticipar conosco.

Desconto da GACT o caminho agora é na Justiça

Muito provavelmente, se ainda não enviou, o IBGE enviará, para cum­primento do rito do contraditório, um telegrama para casa dos apo­sentados e pensionistas, visando seu comparecimento para ser infor­mado dessa pretensão de efetuar um grande desconto no seu contra che­que. Ao comparecer para ciência, além de enviar uma cópia do tele­grama para o DAP, Você deve regis­trar a seguinte ressalva: NÃO CON­CORDO COM O DESCONTO POR SE TRATAR DE VERBA ALIME­N­TÍCIA RECEBIDA DE BOA FÉ” .
Ao mesmo tempo, estaremos ajui­zando um mandado de segu­ran­ça, em nome de todos os associados do DAP, mediante o contrato de adesão em anexo, para afastar em definitivo a perpetração de mais esta violência.
Para aderir a este mandado, em no­me de todos os associados, além das custas que serão pagas pelo DAPIBGE, cada um dos interessados deverá preencher todos os dados exigidos, assinar e enviar pelo correio para nossa sede, com o corres­pon­dente depósito do valor individual (R$ 80,00) cobrado pelo escritório de advocacia.
Obtida a liminar, conforme espe­ramos, evitando desta forma o des­conto relativo ao transcurso de cin­qüen­ta meses, por esse contrato nos comprometeremos a pagar 20% do valor de não desconto referente a seis meses. Caso a liminar não seja concedida de imediato e, com isto o IBGE consiga efetuar algum des­con­to, o advogado cobrará também 20% sobre a devolução desses valores descontados posteriormente ao iní­cio da ação e devolvidos mediante sen­tença favorável, ao final do processo.
A outra solução seria continuar torcendo para o sindicato conseguir agilizar o encerramento do processo original de 2000, para recebimento do saldo devido pelo acerto de contas entre o que o IBGE nos deve por não ter cumprido a sentença até hoje, e os valores agora por ele recla­mados, com essa iniciativa. Aí é que ire­mos ver se eles terão o mesmo em­penho na liquidação da dívida, co­mo o que estão tendo agora para pre­judicar os aposentados e pensio­nistas.

Pagamento de licença Prêmio em pecúnia para beneficiários de pensão de aposentados

Atento aos interesses dos nossos associados, o DAPIBGE está trabalhando junto ao Escri­tó­rio do Dr. Paulo Ouricuri para ga­ran­tir esse direito também aos be­neficiários dos servidores que fale­ceram após a aposentadoria, dei­xando de utilizar ou usufruir os pe­río­dos de licença adquiridos. Ser­viu de alerta para nós o PARECER/MP/CONJUR/SMM/ Nº-1654 - 3.16/2009, em que o assunto é objeto de acurada avaliação,colocando em evidência os dispositivos le­gais que asseguram o mesmo di­rei­to para servidores falecidos em atividade ou aposentados, já que a Lei não restringe o direito ape­nas aos falecidos em atividade, co­no entende o IBGE.Lembramos que a maioria dos aposentados en­tre 1991 e 1994, não usufruiram a licença prêmio referente ao pe­ríodo de 1973 a 1990.Fique atento. Tão logo tenhamos orientação do advogado divulgaremos os proce­dimentos que deverão ser adota­dos pelos beneficiários de pensão que se enquadrem nos pré requi­sitos exigidos.

Comunicado urgente

Recebemos o Ofício CRH 05/11 de 11 de janeiro de 2011, informando que todos os servidores, a par­tir de 15 de fevereiro de 2011, deve­rão ter os CPF de seus de­pen­dentes re­gis­trados no SIAPE, garan­tindo dessa forma a sua não exclusão do sistema, com conseqüências gra­ves aos benefícios a que têm direito. Pelo docu­men­to, esta informação poderá ser fornecida por telefone. Para os aposentados da Se­de os números são 2142-0901, 2142-8763 e 2142-8788.